Ana Maria Braga nasceu na cidade de São Joaquim da Barra, em 01 de abril de 1949. Sua profissão é apresentadora de televisão e jornalista.

Seu pai, o italiano Giuseppe Natale Maffeis, nasceu na cidade de Albano Sant’Alessandro e sua mão é chamada Lourdes Braga.

Ana começou sua carreira como jornalista em revistas de moda. Os primeiros trabalhos foram na revista Noticias e rede Claudia na antiga rede Tupi.

A fama chegou durante o período que trabalhou na Rede Record onde fez o programa Note e Anote e também o Programa Ana Maria Braga (na época muito semelhante ao programa da Hebe Camargo).

Desde 1999, Ana Maria Braga apresenta o programa Mais Você, transmitido na Rede Globo. Antes de se tornar uma jornalista, Ana graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) com especialização em Zoologia.

Ana teve câncer e após o tratamento voltou a apresentar seu programa, mesmo sem cabelo, resultado da quimioterapia.

Durante esse período Ana emocionou sua audiência, e os funcionário do programa vestiam uma camisa com os dizeres “Time de Guerreira.”

Em 1998 lançou sua própria revista para as mulheres, a Utilíssima, e uma revista em quadrinhos, transcrevendo a vida de pessoas próximas a ela, como seu ex-marido Carlos.